Por que uma agência de cobrança está me pedindo minhas informações?
Quando se fala com uma agência de cobrança por telefone, se eles ligaram para você ou você ligou para eles, sempre começa com a agência de cobrança fazendo algumas perguntas: “Com quem estou falando?” E então, “Você pode verificar seu endereço?” Essas duas questões podem levantar todos os tipos de bandeiras vermelhas, especialmente quando a agência de cobrança ochamou. Muitos clientes perguntam: “Por que uma agência de cobrança está me pedindo minhas informações? Você me ligou. Se você é legítimo, você não estaria me pedindo minhas informações.
Nós entendemos. É uma reação compreensível. Esse tipo de chamada soa como a criação de um golpe. Afinal, você tem sido dito uma e outra vez para guardar suas informações pessoais, especialmente quando alguém que você nunca ouviu falar está na linha. Então, por que uma agência de cobrança pediria informações pessoais antecipadamente? A resposta é a seguinte: as agências de cobrança têm que fazer essas perguntas para seguir a lei. De acordo com a Lei de Práticas de Cobrança de Dívidas Justas (FDCPA), as agências de cobrança devem tomar medidas para proteger sua privacidade. Por lei, a agência de cobrança precisa verificar se está conversando com a pessoa correta. Até lá, a agência de cobrança não pode dizer nada sobre por que estão ligando. Eles não podem revelar o nome do credor, o saldo da conta ou qualquer outro detalhe sobre a conta vencida.
Digamos que alguém além de você atendeu o telefone, seja um amigo, colega de trabalho, irmão ou filho. Se eles pegaram algum detalhe sobre sua conta passada a partir dessa chamada, isso é uma grave violação de sua privacidade! Uma agência de cobrança ética se preocupa em seguir a lei e proteger os detalhes de seus assuntos pessoais. Ao pedir que você dê seu nome e, em seguida, seu endereço, o representante está se certificando de que eles estão falando com a pessoa correta, o titular da conta. Uma vez verificada sua identidade, a agência de cobrança pode então discutir com você de onde veio a dívida, quanto está no saldo e tomar providências para resolver a conta.